Fase “Não ler”

Eu já contei inúmeras essa característica, mas não custa repetir tendo em vista a falta de uma boa técnica nos templates dos blogs. Quem me mostrou a fascinação da leitura foi minha tia mais velha (que, aliás, me mostrou as enormes belezas da vida – principalmente seu amor infindo por Copacabana. Essa tia era anormalmente viciada em livros. Às vezes eu tinha a impressão que não escapava um. E mesmo nas fases da maior falta de dinheiro, ela ia pra livraria, comprava dez, quinze livros em crediários imensos e voltava pra casa feliz da vida mesmo quando faltava o pão.

Diante dessa coisa arrebatadora eu comecei a fazer a mesma coisa. Pegava os livros todos dela e ia lendo. Cada vez mais rápido. Vez ou outra ela me dava uma bronca dizendo que tal livro não era para a minha idade ainda. Ah ah.. Esse era o código para que, em sua ausência, eu me agarrasse aos livros “proibidos” – que eram bobagens, descrição suave de cenas de sexo. Bons tempos. Como eu estava sempre com ela, minha tia e eu trocávamos milhões de idéias e impressões sobre cada um dos livros. E depois de ler uma parte significativa dos clássicos ela se apaixonou por biografias, romances, livros policiais e coisas como livros-reportagem sobre a máfia, sobre os primórdios do Brasil, etc. Eu… sempre fazendo o mesmo (muita coisa tive que reler depois de mais adulto porque não entendi bem no início da adolescência).

Mas aconteciam coisas interessantes: de repente, sem nenhuma explicação ou causa aparente, eu parava de ler e ficava meses assim. Como se nunca mais eu fosse ler na vida. Puxa, aquilo me deixava mesmo desesperado! E mais uma vez minha tia me salvava: “É assim mesmo. Existem pessoas que têm a sua fase ‘LER‘ e outra fase, a ‘NÃO LER’. Quando estamos na fase NÃO LER, não adianta forçar, é usar a cabeça para se ocupar de outras coisas.” Assim dito, assim feito: ela buscou outras ocupações e, além da sua ocupação principal, tornou-se – pouquíssima gente sabe – uma das maiores tapeceiras do Brasil.

E, de fato, constatei que essa “fases” existiam mesmo. E não adianta você forçar a barra para ler porque não prestará atenção em nada, não perceberá lhufas e ainda vai se frustrar. É parar e aguardar que a fase LER apareça novamente.

Digo tudo isso para explicar porque não cheguei ao fim de “O Livro Negro” de Orhan Pamuk. Não vou me forçar. Logo, logo tudo volta ao normal.

Anúncios

2 Responses to “Fase “Não ler””


  1. 1 G 29/03/2009 às 1:44

    Você tem razão meu fraterno amigo. Estou meio quieto……

  2. 2 Mr. Almost 28/03/2009 às 21:40

    Olá, Geraldo.

    Folgo em saber que você está bem. Considero-o um amigo e desejo-lhe felicidades.
    Devia aparecer mais vezes, não pra dizer que está vivo, mas para fazer estremecer as mentes adormecidas.

    Abraço.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Ela…

Ela...

Trocas

e-mail



Mini blog



"A descoberta do Prozac criou um universo de eunucos felizes"

"É-nos impossível saber com segurança se Deus existe ou não existe. Por isso, só nos resta apostar. Se apostarmos que Deus não existe e ele existir, adeus vida eterna, Alô, danação! Se apostarmos que Deus existe e ele não existir, não faz a menor diferença, ficamos num zero a zero metafísico" Albert Camus

Visite:
wwwgeraldoiglesias.blogspot.com

""Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos."
Nelson Rodrigues

Do que se gosta?

  • Nenhum

Tempo…

março 2009
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

%d blogueiros gostam disto: