A busca da verdadeira Terceira Idade ou PARAR na Segunda Idade

Quando me busco encontro um espelho desses que distorcem nossa imagem. Não necessariamente para pior, mas não me reproduz fidedignamente. E daí concluo que todos nós em nossas eternas buscas do “eu” somos enganados. O verdadeiro “eu” de cada um está escondido em regiões profundas, abissais e não acessíveis da alma. Verdade que a psicanálise tem um papel importante nesse “resgate”, mas ainda assim não creio que haja 100% de acerto. Esse “descobrir-se” talvez seja possível ao cabo de muitos anos de auto-análise, de buscas interiores e, acredite, de uma certa comparação entre o que chamamos de real e todo o mundo imaginário das obras de arte. As artes (principalmente a escrita) são uma espécie de apanágio, uma espécie de porto seguro a que terminamos por chegar independente de nossas relações de trabalho, de amizade ou de família numerosa.

O porto seguro é individualíssimo, não aceita mais de um vivente (embora existam portos para toda a humanidade). Curioso é que algumas pessoas consomem toda a sua vida de maneira simplista e, na velhice, não têm onde “atracar”. Pessoas que ficam reféns de filhos, parentes próximos, asilos e tal. Ao contrário do que almejamos, viver demais (salvo casos raros) é péssimo, a velhice não perdoa e o velho torna-se indefeso como um recém-nascido, mas sem o seu glamour. Se radicalizar (calma!),  – um velho ao ver-se sozinho ou ser encaminhado a um asilo “porque será melhor para ele” – deveria, antes, suicidar-se. Entretanto homens são demasiadamente apegados à vida, acreditam piamente que um dia a mais é sempre um ganho sem se preocuparem com a qualidade dessa vida e desses dias fadados a serem nada mais que um estorvo na vida dos outros.

Claro que desenvolvo esse pensamento porque ainda tenho alguma atividade física e intelectual, mas, se eu chegasse a envelhecer certamente faria igual a todos os outros e me agarraria à vida de todas as maneiras, De onde concluo então que esse texto é completamente inútil.

3 Responses to “A busca da verdadeira Terceira Idade ou PARAR na Segunda Idade”


  1. 1 isaura 13/03/2009 às 18:08

    Escrava i s aura! Ai gente, orra gente, poxa gente, o que qui e isso gente??!!!!!!!Hoje me revortei E seu ze mane eun to revoltadadezima pq eu ouvi assim sem mais nem menos sabe o que o que e o que????Ouvi de uma maneira mais infame possivel que uma teacher em um curso de comunicacao pela aii andou diznedo sbe o que qo que p/a os alunos ai gente, e demais da conta all right, e, a culpa toda dos pais matarem seus filhinhos e do capitalismo!!!!!!Ai grente, parem o mundo que eu querio descer urgentemente!!!!! Vcsd sao loucosssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!! o CARA MATA UM PEDACO DE SI MESMO E A CULPA E DO CAPITALISMO! e A MUSICA AJUDOU CAPITALISMO SELVAGEM! tA ERRADO, TA TUDO ERRADO! o CARA TEM DOENCA, E COENTE DOS NERVOS E DOENTE DA CACHOLA ACHO Q LA NO CID-10 TEM ALGO PARECIDO!!!o CAPITALISMO,HA, O CAPITALISMO SIRVA-SE DELE E SE ALGUEM OUSAR TE OLHAR COM CARA FEIA PQ VC TA FORA DOS PADROES DE MODA, BAU BAU, E QUER SABER, DIZEM QUE NO BRAZIL SO TEM PROSTITUTA, E, E ISSO QUENDIZEM, EU LI AQUI MESMO NUM SITE AI DE UM PORTUGUESES QUE ANDARAM DIZENDO, SAI FORA SAO PROSTITUTAS BRASILEIRAS! e! E E UM PAIS RIDCO, E AOINDA O PRINCIPE QUER DAR DINHEIRO RA SALVAR A AMAZONIA MAS E AI ESSE DINHEIRO SERA QUE IRA P/A FUNDOS A QUE SE DESTINA?fALO, DIGO, E QUER SABER NEM TO PQ A VERDADE OS LIBERTARA! bRASIL ACORDA!cARAMBA, A ESCRAVIDAO JA P A S S O U E FOI ASSINADA PELA PRINCESA i Z A B E L!aQUI JAMAIS TEVE GUERRA E SE GABAM PORISSO E CLARO QUE BOM, MORRAM DE FOME MAS FIQUEM QUIETOS PQ EU ENFIO GOELA ABAIXO COMIDA PRA VCS CALAREM A BOCA E VAO FAZER GREVE, ARA, QUAL E MAS ME DESCULPA PQ SER HONESTO E VERGONHOSO E E SINONIMONDE RETARDO M E N T A L! aNDO TAO PREOCUPADA COM ISSO TUDO!tO E COM VONTADE DE FAZER UNS EXAMES SSABE E AI RESPEITAM DMAIS O S PAISES DO LESTE PQ P/A ELES SEMPRE FOI FUYNDAMENTAL O SABER, MAS AI O TER PASSOU A SER E ENTAO, PASSARAM A DESACREDITA-LO E AI DEFENDEREMOS QUEM! cAPITALISMO SELVAGEM, MY GOD, COMO EM SA CONSCIENCIA UM SER HUMANO PODE COLOCAR TTA COISA JUNTA E TTA CONFUSAO, E, DIGO O QUE PENSO E NEM FICO RELENDO, JAMAIS DEVO ALGO A ALGUEM E EU Q PAGO AS MNHAS CONTAS!pROBLEMA MEU,!!!sOU LIVRE PRA ME EXPRESSAR ASSIM OMO O MUNDO DEVERA SER! hA E E MAIS LEGAL, MAIS CHIQUEZINHO SE COMPADECER DA POBREZA NO MUNDAO LA AFORAO, MAS QDO A COISA E AQUI MMO AI E BREEEGAAA! cONTINUEM DANDO ESMOLAS PRA ABATER NOS SEUS IMPOSTYOS DE RENDA MILIONARIOS DONOS DO BRASIL, TAO SE ACHANDO NE, UM DIA ISSO ACABA VIRAM, E SERAO ZES-MANES COMO TODOS AQUELES Q VCS ABOMINAM!

  2. 2 eu 20/02/2009 às 18:22

    ha que droga, tive que vir aqui de novo e quer saber me lastimo publicamente pq a opiniao dos homens pouco me impta o q realmente impta pra mim e a opiniao do deus, e com lastimas…´pq tenho de animar a plateia, ha que se dane, a plateia e cheia de problema, a esperanca e a nave…ela ta vindo…brincadeirinha plim plim!!

  3. 3 ppetra 02/01/2009 às 13:50

    Absoluta, lindamente escrito este texto! A razao se sobrepoe a emocao! DE onde nos virao forcas? Pra se superar, de onde?! A gente quer S aude e cumprir a meta! Pq isso aqui e passaf]gem e o resto e vaidade! Tem de amar mas tbem ser amado, porque do contrario e inutil, em se falando de relacoes e o bom mesmo e estar so com vc mesmo agora se for pra se ter um gancho pra alguem cuidade de vc pro inferno, que deus tenha piedade de nos, e corte a vida antes q ela se torne insuportavel!


Deixe um comentário

Ela…

Ela...

Trocas

e-mail



Mini blog



"A descoberta do Prozac criou um universo de eunucos felizes"

"É-nos impossível saber com segurança se Deus existe ou não existe. Por isso, só nos resta apostar. Se apostarmos que Deus não existe e ele existir, adeus vida eterna, Alô, danação! Se apostarmos que Deus existe e ele não existir, não faz a menor diferença, ficamos num zero a zero metafísico" Albert Camus

Visite:
wwwgeraldoiglesias.blogspot.com

""Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos."
Nelson Rodrigues

Do que se gosta?

  • Nenhum

Tempo…

março 2008
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

