A internet é realmente infinita?

Durantes as filmagens, quinta, tive uma discussão interessante com CAT, colunista de informática do GLOBO. Ele me afirmava que a net não tem início nem fim. Eu disse que ‘mais ou menos’ porque uma coisa que não tem fim é infinita e ele insistiu que sim, que a rede que compõe a internet é infinita. Conversamos um pouco, ele foi embora e, de madrugada fiquei pensando nisso: A net poderia ser infinita? Busquei ajuda nos livros de Levy, Negroponte e outros, mas não encontrei resposta específica.

Se alguns cinetistas já defendem que o universo é curvo e que essa curvatura pode ser completa, entendemos então que o universo não é infinito. Como a internet poderia ser? Passei num mercado e comprei um saco com limões. Em casa tirei um limão e passei o dedo por toda a sua superfície redonda. Realmente nunca meu dedo batia em nada, mas é porque eu fazia a curvatura completa e retornava ao mesmo lugar… assim como “se dá a volta ao mundo”. Peguei o saco em que veio o limão. Era uma trama de plástico. Coloquei o limão lá dentro e estiquei. Por toda a superfície do limão havia a trama, ela não terminava!

Claro! Se a superfície redonda não termina e um universo curvo igualmente será interminável, a trama plástica que envolve o limão não pode terminar. No ponto em que ela findaria “soldei com fogo” e a trama continuou. Ela não tinha fim! Para qualquer lugar que eu virasse o limão e deslizando o dedo por qualquer área, lá estava a malha de plástico. Em tese, não tem fim, certo? Errado. Se a Terra é infinita, se damos a volta à Terra e retornamos ao mesmo lugar, uma rede que ocupe toda a superfície da Terra tem que ser, igualmente, finita. O que pode acontecer é você, depois de muito tempo, passar novamente por um site já visitado, da mesma forma que passamos em mares e espaços aéreos já percorridos. O que me faltam agora, são elementos para defender essa questão.

Anúncios

2 Responses to “A internet é realmente infinita?”


  1. 1 Sergio Fonseca 20/11/2007 às 14:54

    Mesmo a a terra, sendo “redonda”, é óbvio que sua superfície é finita. Poderíamos dizer que há infinitas formas de se dar a volta ao mundo. Mas isso só valerá, se levarmos em consideração que a vida do homem é finita. Mesmo assim, com o avanço das tecnologias de transporte, velocidade, etc, não podemos afirmar que no futuro, alguém não possa percorrer a terra em suas infinitas rotas, tornando esse número, finito. Quando o número de domínios na internet tende ao infinito, a internet tende ao infinito. Então, aplicando o raciocínio da volta ao mundo, podemos navegar de infinitos modos na internet, através de seus hiperlinks. Mas isso não significa que ela seja infinita. O número de domínios registrados atualmente é próximo a 130.000.000. Cada domínio pode abrigar milhares de páginas, com milhares de hiperlinks, o que torna a navegação praticamente infinita. Mas ainda assim, mesmo sabendo que a internet cresce à cada segundo, o número, em si, é crescente, porém finito. Depende de órgaos reguladores que promovem a alocação de endereços IP, criação de domínios, espaço de armazenamento, largura de banda, etc. Compliquei? é que hoje é dia da consciência negra então eu coloquei a minha para lavar. heheh
    Abraço!

    • 2 Gabriel 17/12/2009 às 23:01

      Vcs estão vajando mt!!!!!!!!!! Obviamente a internet não eh infinita, existe um número grande, mas finito, de arquivos. Sobre a curvatura do universo, eh soh uma teoria. Se ele fosse curvo, seria finito. E as medições mais modernas indicam que provavelmente ele eh plano, e pode, portanto ser infinito, mas quando se trata em medir a inclinação do universo, uma diferença na milionésima casa decimal pode delimitar se ele eh ou não infinito.
      Voltando para a net – EH OBVIO Q ELA Ñ EH INFINITA!!!!!!!!!!! Existem infinitos meios de se dar a volta ao mundo, o que não quer dizer que o mundo seja infinito. Do mesmo modo, existem infinitos modos de se viajar pela net, o q ñ quer dzer q ela eh infinita…


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Ela…

Ela...

Trocas

e-mail



Mini blog



"A descoberta do Prozac criou um universo de eunucos felizes"

"É-nos impossível saber com segurança se Deus existe ou não existe. Por isso, só nos resta apostar. Se apostarmos que Deus não existe e ele existir, adeus vida eterna, Alô, danação! Se apostarmos que Deus existe e ele não existir, não faz a menor diferença, ficamos num zero a zero metafísico" Albert Camus

Visite:
wwwgeraldoiglesias.blogspot.com

""Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos."
Nelson Rodrigues

Do que se gosta?

  • Nenhum

Tempo…

novembro 2007
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

%d blogueiros gostam disto: